Japoneses querem reativar o garimpo de Serra Pelada

O histórico garimpo de Serra Pelada pode voltar a produzir  o metal mais precioso do mundo, Depois da conhecida  corrida do ouro nos anos  80, japoneses já fundaram uma empresa no Brasil – a Mineração Yamato – para explorar ouro em Serra Pelada.

E como surgiu o garimpo Serra elada? A extração começou com um pequeno sitiante que, ao cavar um pé de bananeira, encontrou uma estranha pedra e, ao mostrá-la em um bar, espalhou-se a notícia de se tratar de ouro. Em duas semanas, já tinha garimpeiros do Brasil inteiro.

Hoje, não existe mais a famosa serra. Foi removida pela atividade de garimpagem, restando hoje um grande um buraco no local, preenchido por água formando um lago poluído por mercúrio.

30 toneladas

A serra se tornou muito conhecida por ter sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo, de onde foram extraídas, oficialmente, 30 toneladas de ouro.

E virou até filme. Em 1982, foi gravado no local Os Trapalhões na Serra Pelada, estrelado pela célebre trupe humorística Os Trapalhões. Atualmente, estima-se que ainda exista no local cerca de 350 toneladas de metais preciosos, entre ouro, platina e paládio, o que atraiu a atenção dos japoneses.

Devido à valorização do ouro no mercado internacional após a crise econômica de 2008-2012, muitos garimpos até então desativados, passaram a ser reabertos.

O projeto japonês, que deve retomar a exploração de ouro em Serra Pelada, foi apresentado recentemente aos garimpeiros, em uma reunião na cidade de Curionópolis.

 

3 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *